Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Falar de atum como quem fala de presunto de bolota

De José Antonio López González, de Isla Cistina, província de Huelva, membro da confraria vila-realense e com sua licença, divulgamos um texto, acompanhado das respetivas fotos, onde nos demonstra as excelência gastronómicas do atum e como se pode tratar para consumir como se fosse um presunto de bolota.

image 1
image 1

A ventresca, barriga ou flanco é um pedaço de atum com forma triangular que se localiza na parte inferior do peixe, na zona junto à cabeça. Quando está em salmoura, chama-se aijá.

Para o preparar, lava-se uma boa barriga de um atum rabilho Thunnus thynnus de armação (almadraba) e de direito, com peso aproximado aos 300 kg. Corta-se em lascas de 3 dedos, esfrega-se e cobre-se com sal, prepara-se uma salmoura húmida e junta-se às lascas, até cobrir,. Espera-se entre 35 a 40 dias, certificando-se que nunca lhe falte a salmoura.

Limpa-se, retirando a pele, mais a membrana da lateral, deixando um paralelepípedo perfeito. Com uma boa faca, cortam-se fatias finas. São, depois adoçados em água por cerca de cinco minutos e cobertos com EVOO (azeite extra virgem) muito fino. Ficam prontos a saborear.

Até agora, Ángel León e Petaca Chico da armação de Barbate, apareceram e criaram o «JAMÓN DEL MAR». O restaurante de Aponiete propôs a Petaca Chico cortar uma barriga de atum em forma de paleta e que fosse tratada com um processo de cura semelhante ao do presunto.

image 2
image 2

A partir daí, Paco Malia, da Petaca Chico, que trabalha no produto há mais de 25 anos, iniciou um projeto de P&D. Primeiro, pega na barriga do atum, que é a parte mais gorda, e trata-a como se fosse um presunto ibérico de bolota. Eles usam uma salmoura seca e fria para extrair a água e usam correntes de ar para secá-la. Utiliza-se uma cura determinada dependendo do peso e da quantidade de gordura infiltrada de cada barriga.

Agora é hora de saborear:

Obtém-se uma nova forma, textura e sabor, semelhante ao presunto ibérico de bolota D0, mas com a intensidade do sabor do autêntico atum tinto de armação. Sabor mais intenso que a filha, com sabor residual de salmoura, a mojama, a umami.

UM ESPETÁCULO

JÁ TEMOS OUTRO ESTRADIVARIUS!, quase gritam os nossos vizinhos que, como Antonio Stradivari, obtiveram peças únicas em função da matéria-prima.

image
image

Tivemos o prazer de o experimentar, doado pela Petaca Chico, nos prémios atribuídos pelo Ministério da Agricultura e Pescas, Águas e Desenvolvimento Rural em reconhecimento às gentes do Mar. Foi reconhecido o trabalho dos pescadores e premioado um pescador de oeste outro de Levante e um dado reconhecimento especial à almadraba.

O marinheiro do oeste foi, Antonio Carrillo Escamez, o mouro, o do leste foi José López López e o da almadraba Vicente Zaragoza Casamayor de 96 anos de Benidorm por toda a sua vida dedicada à armação, de 1940 a 2004, ocupando todos os cargos até chegar a Capitão e Arrais da Almadraba Barbate.

Antonio Carrillo pescador e proprietário desde os 10 anos, foi para o mar até os 66 e agora, aos 89 anos, continua comandando sua frota de barcos.

O António, o Vicente e eu juntámos diante de um presunto do mar estes antigos marinheiros que tinham provado todos os peixes que povoam o mar e principalmente o ATUM VERMELHO DE ALMADRABA e ficaram surpreendidos com o presunto do mar, maravilhados.

Disseram que apesar de sua longa vida, ele ainda tem coisas a descobrir.

image 3
image 3
image 4
image 4
image 5
image 5
Nota: José António Lopez Gonzalez é confrade de honra da Confraria do Atum de Vilas Real de Santo António e presidente e Alma Master de «La Muy Noble Sociedad de Amigos del Atun Thunus Thynnus e Amantes del Vino de Isla Cristina».
Alcoutim
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button