O projeto REDCIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços tem vindo a dinamizar, durante os meses de novembro e dezembro, um ciclo de Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos sob o mote «Um futuro sustentável, natural, cultural e náutico».

Os eventos decorrem em várias cidades ribeirinhas de Portugal e Espanha, junto aos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana, e têm como principais objetivos apresentar os Estudos Estratégicos dos Destinos Náuticos realizados para cada rio, debater o futuro do turismo fluvial e promover o diálogo entre entidades públicas, oradores turísticos, associações e comunidade local dos territórios ribeirinhos.

O programa dos encontros integra dois momentos complementares:

Sessões de apresentação dos resultados estratégicos, que identificam itinerários, oportunidades e soluções para o desenvolvimento sustentável do turismo fluvial, promovendo o património natural e cultural transfronteiriço.

Workshops formativos, dedicados à criação de itinerários culturais, capacitação dos agentes locais e partilha de boas práticas para a valorização dos produtos turísticos náuticos e das iniciativas empresariais do setor.

Após a primeira paragem em Miranda do Douro, dedicada ao Rio Douro, o ciclo prosseguiu com a apresentação do Estudo Estratégico do Destino Náutico Rio Guadiana, a realizar-se no Museu do Rio (Guerreiros do Rio, Alcoutim), organizada pela Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana.

Seguem-se ainda durante o mês de novembro, sessões dedicadas ao Rio Tejo (Cáceres, Espanha) e ao Rio Minho (A Guarda, Espanha), estando previstas novas datas em Ponte da Barca (Rio Lima) e Vila Velha de Ródão (Rio Tejo) durante o mês de dezembro.

Os Workshops Formativos terão igualmente lugar nestes territórios, com destaque para o Workshop dedicado ao Rio Guadiana, agendado para o dia 16 de dezembro, em Ayamonte.

O projeto REDCIFT é uma iniciativa de cooperação transfronteiriça que visa potenciar o turismo fluvial sustentável nos grandes rios ibéricos, promovendo a criação de rotas náuticas conjuntas, inovação e valorização integral do território.

É dinamizado por entidades de Portugal e Espanha, entre as quais se destacam o Clúster Marítimo-Marino de Andalucía (CMMA), o Clúster del Turismo de Extremadura, a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+), a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) e a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana.

O REDCIFT é cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.