Depois do adiamento forçado por uma greve a revista Dois, editada desde os tempos da pandemia da Covid-19, apresentou-se a Vila Real de Santo António, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas.
Trata-se de uma revista anual, em rigoroso formato A4, dirigida por Elizabete Rodrigues, que exerce as mesmas funções no diário digital Sul Informação e redigida pela mesma equipa.
A sessão contou com intervenções de Elisabete Rodrigues, diretora, e Mariana Carriço, responsável pela secção de lifestyle.
Elisabete Rodrigues enquadrou a revista como um projeto trabalhoso, mas apaixonante, realizado pela mesma equipa que assegura o diário online.
A diretora destacou a importância do tema deste ano, sublinhando que a multiculturalidade vai além da nacionalidade estrangeira, englobando também a diversidade regional portuguesa presente no Algarve .
Destaques da intervenção de Elisabete Rodrigues:
Seguindo a tradição de convidar artistas com ligação ao Algarve (como Pedro Cabrita Reis, Vhils e Diogo Infante em edições anteriores), a capa deste ano é assinada pelo artista plástico Xana (Xana Carata). O artista, que viveu muitos anos em Lagos, aceitou o convite para ilustrar o tema.
A edição foca-se em histórias de integração e diversidade, tendo em Perfil a entrevista a David Thomas, fundador da Safe Communities, um ex-polícia de Hong Kong apaixonado pelo Algarve .
O Desporto é marcado pelas histórias como a de Joana Schenker (campeã de bodyboard de origem alemã) e de um antigo jogador do Farense cujos filhos já nasceram em Portugal 6.
Na Educação foca o caso de um investigador sudanês na Universidade do Algarve e projetos de integração em escolas públicas com dezenas de nacionalidades 7.
Na área do Associativismo mostra o papel de associações cabo-verdianas, ucranianas, brasileiras e a comunidade Sikh (que, apesar de sofrer discriminação, se destaca pela organização de grupos de doação de sangue).
Em Crónicas, a revista conta com a participação de cronistas convidados, incluindo Adriana Nogueira e uma homenagem póstuma a Tela Leão, grande amiga da publicação.
A Dois tem distribuição por venda em todo o país, com destaque para o aumento de vendas em Lisboa e no Porto, além do Algarve, tendo registado encomendas internacionais. A tiragem desta edição é de 5.000 exemplares.
Lifestyle e Sugestões Culturais: Mariana Carriço
Mariana Carriço apresentou a secção de lifestyle, que inclui roteiros sobre «onde comer, onde ficar e o que comprar». A jornalista reforçou que nenhuma das sugestões presentes na revista é conteúdo pago, tratando-se de escolhas editoriais genuínas da equipa . Este ano, a secção ganhou uma nova roupagem, com artigos mais desenvolvidos alinhados com o tema da multiculturalidade.
Destaques da intervenção de Mariana Carriço:
Na Gastronomia tem a história do restaurante indiano Clay Oven em Albufeira, um negócio familiar de imigrantes que inclui a partilha de uma receita típica. Na secção de alojamento dá o destaque para a Casa Amor em Olhão, um projeto de um casal francês que escolheu o Algarve para viver e investir.
Abordando os Negócios Locais, faz referência a uma pastelaria em Loulé, aberta por um casal luso-alemão, que trouxe especialidades de doçaria alemã para a região, e marcas locais que trabalham produtos como a alfarroba.
A revista conta com ilustrações da agência Core Creatives, empresa de Faro que, aliás, já venceu um prémio de design editorial pelo trabalho gráfico desenvolvido na revista.
A sessão encerrou com o convite à leitura e a nota de que a Revista DOIS procura cobrir todos os concelhos do Algarve, aceitando sugestões do público para futuras edições.
O presidente da câmara municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo e o vereador José Carlos Barros, marcaram presença na sessão.
./ José Estêvão Cruz
