Vila Real de Santo António lidera na Aquacultura Nacional
Investimento de 10 Milhões de Euros em fábrica e piscicultura
O investimento estratégico de 10 milhões de euros da Seaculture, empresa pertencente ao Grupo Jerónimo Martins Agro-Alimentar, solidificou a posição de Vila Real de Santo António como líder no setor da aquacultura nacional.
A unidade de produção, localizada no concelho, foi visitada pelo executivo municipal, que se inteirou do projeto, considerado o maior de produção offshore em Portugal, o qual representa um importante polo de dinamização económica para a região.
A operação da Seaculture já gerou 64 postos de trabalho no concelho com a integração de tecnologia avançada com práticas sustentáveis, visando a «produção de pescado de alta qualidade».
Segundo informa a autarquia, este investimento «demonstra o compromisso do município no apoio a projetos estratégicos que impulsionam o desenvolvimento económico e a criação de emprego qualificado» e o investimento reforça a economia local ao criar emprego qualificado. Para o presidente da câmara municipal, Álvaro Araújo, «demonstra a aposta do concelho na valorização dos recursos marinhos».
A unidade de produção aponta como meta atingir uma produção de 1.500 toneladas de dourada e robalo em 2025, com planos de expansão para 3.500 toneladas anuais a partir de 2027.
A infraestrutura inclui, para além da produção em mar aberto, armazéns, escritórios e uma unidade de acondicionamento em terra, no espaço da Docapesca.
O sistema permite que o pescado capturado ao largo de Vila Real de Santo António seja distribuído para os supermercados da cadeia Jerónimo Martins em todo o país num prazo máximo de 24 horas, garantindo a sua frescura.